7º Mar: Fichas de Personagem
Recentemente começamos a jogar 7º Mar (a segunda edição, que saiu no Brasil pela New Order), e apesar de achar o livro lindíssimo, me senti… frustrado, pra dizer o mínimo, quando vi a ficha de personagem. Além dela não ser muito inspirada, senti falta de ter espaços para recursos e marcadores que são referenciados no jogo com bastante frequência, e…
Criando idiomas: línguas de toponímia
Ao criar seu mundo secundário, seja para literatura, jogos de RPG ou outros vícios secretos, é comum travar na hora de inventar os nomes dos lugares e das personagens. Claro que a gente pode partir do jeito difícil, começando com a origem do universo, ou fazer do jeito simples e que vai enganar bem quem for entrar em contato com…
Pilares de Poder
Uma ferramenta para incrementar seus encontros de combate ou para adicionar camadas nas lutas contra “chefes de fase”, em D&D 5ª Edição.
Zonas de magia selvagem e magia morta
Regras expandidas para possibilitar o uso de zonas de magia morta e de magia selvagem, com novas opções de efeitos caóticos, para aventuras de D&D 5ª Edição.
Goddess Save the Queen
Goddess Save the Queen é um jogo narrativo brasileiro, criado por Julio Matos e Carol Neves e publicado atualmente pela Secular Games. Com sistema e cenário próprios, e baseado nos turbulentos anos 1920, o jogo entrelaça engenhosamente as mecânicas com a narrativa. O resultado se distancia do clássico Dungeons & Dragons, mas lembra o sistema de 7º Mar, para aqueles…
Skyfall: mapeando Alberich
No começo de 2019 rolou o financiamento coletivo de Skyfall, dedicado a financiar uma campanha seriada de RPG no YouTube, com 10 episódios. O cenário, criado pelo Mestre PedroK, teve uma tremenda recepção do público, e hoje está sendo adaptado para o sistema T20, não só acompanhando o grande sucesso de Tormenta20, como também se tornando o mais novo jogo…
D&D: Resumo de Ações de Combate
A quinta edição de D&D gira em torno de uma economia de ações bem sólida, quando se trata de combate — saber o que você consegue ou vai fazer no próximo turno pode fazer uma diferença enorme! Quando se lida com tantas possibilidades, é comum surgir uma breve confusão entre as opções de ação presentes no Player’s Handbook — Livro…
Santuários perdidos
Quando eu era criança, no final do século passado, tive a chance de entrar em contato com duas coisas que viriam a se tornar muito presentes pelo resto da minha vida. A primeira delas foi o conjunto básico do AD&D chamado First Quest – A Primeira Missão, publicado aqui no Brasil pela editora Abril em 1995 e que meu pai…
Perguntas de Aquecimento
O que são? Perguntas de aquecimento são questionamentos que o mestre do jogo faz para o grupo de jogadores, e que geralmente são respondidas na voz dos personagens. Algumas vão revelar detalhes do passado, relacionamentos que tiveram antes da vida de aventuras ou do envolvimento nos acontecimentos da campanha atual. Outras são relativas a questões internas, sentimentos, ambições, sonhos e…
Demografia Medieval Simplificada
Quando eu era moleque e ficava inventando cenários e reinos mil, quase sempre acabava recorrendo a uma página da internet que ajudava demais na hora de pensar alguns detalhes dos quais eu não tinha noção alguma, mas era muito curioso pra saber: se eu vou criar um país, quantas pessoas moram nele? Quanta gente cabe em uma cidade? Quanto dessa…
Sobre este Site
Uma batalha contra vermes vorazes à beira de um precipício. Um calendário de vinte meses de cinco dias. A livraria mais nova do bairro dos perdidos, cheia de livros jamais escritos. Ossos, runas e cartas que dizem o seu futuro. Um comentário sobre a aventura da semana passada. Uma ode às ferramentas e aos ossos do ofício. Encontros. Aleatórios.